4ª edição do Jornal Capital em Foco 

Empreendedorismo Virtual

Por Ângela Scórsin

Caro leitor, o tema proposto - empreendedorismo virtual está em alta em vários segmentos do mercado. Nos dias atuais, com o desemprego batendo em nossa porta, e tendo que sobreviver nesta selva de pedra, usar da criatividade, perseverança e habilidades técnicas podem fazer toda a diferença profissional.

Apresento um exemplo disso, neste mês tão importante para nós Secretários Executivos. No dia 30 de setembro comemoramos o “Dia da Secretária e dos Secretários”.  A entrevista abaixo é uma homenagem à categoria que clama por respeito, afinal, somos engajadas, leais, determinadas, organizadas, disciplinadas e responsáveis não só pelo gestor, mas por toda empresa. Tudo passa por nós que filtramos com muita dedicação e zelamos pelo bem estar do Gestor, bem como, os demais colaboradores.  Fazemos da empresa, nossa empresa, e com uma assessoria exemplar, dominamos várias tarefas ao mesmo tempo. Chegamos cedo, almoçamos correndo, e por vezes, saímos tarde. O que mais gosto em nossa profissão é a possibilidade de opções que temos para nos desenvolvermos: docentes, escritores, pesquisadores, cerimonialistas, coordenadores, arquivistas, gerentes, consultores, e assim, por diante. O curso de Secretariado Executivo proporciona várias vertentes, e uma delas é o empreendedorismo.

 

Minha personagem desta edição é Pâmela Mezzomo, Secretária Executiva e fundadora da Prime Assessoria Remota, uma nova opção no mercado de trabalho. Quem é Pâmela Mezzomo? Uma mulher apaixonada pela vida e profissão, tem 38 anos, mãe de um menino lindo, Bacharel em Secretariado Executivo com 14 anos de experiência no ramo de secretariado, MBA em Gestão de Projetos, atua como Secretária Remota há três anos, e hoje tem clientes em 03 Estados e no Distrito Federal, e faz consultoria em Gestão de Escritórios. Gosta de desafios e busca aprendizado constante.

Capital em Foco: Pâmela sua profissão hoje é a mesma que você queria ser quando saiu do antigo 2º grau?

Pâmela: Sim, escolhi o Secretariado Executivo como Profissão. Trabalhando como Assistente Administrativo em um escritório de agronomia, tive o prazer de conhecer as rotinas administrativas e de perceber que "facilitar" a vida do Engenheiro, proprietário do escritório, me deixava satisfeita. Em 2001, entrei para a faculdade no curso de Secretariado Executivo, e em janeiro de 2005, recém-formada, já estava empregada como Secretária Executiva.

 

Capital em Foco: A profissão lhe trouxe alguma frustração?

Pâmela: Apesar de  continuar investindo e acreditando na Profissão de Secretariado Executivo existem frustrações. A principal delas é a falta de "conhecimento" ou o descaso de algumas empresas sobre a importância da contratação de profissionais devidamente capacitados para o exercício da profissão.

 

Capital em Foco: Você tem alguém que te inspira ou inspirou nesse contexto?

Pâmela: Durante a minha infância e adolescência, eu adorava ver em revistas e encartes de jornais, mulheres vestidas como executivas. Cheguei a montar uma capa de caderno com recortes que mostravam mulheres bem vestidas, aparência de executivas, por vezes assessorando e outras apenas sorrindo, satisfeitas com as pessoas que se tornaram... Eu queria ser como elas! Aquele desejo me orientou nas primeiras decisões, e ainda me orienta hoje.

Capital em Foco: O Secretariado Remoto é uma das vertentes dessa linda profissão de Secretariado, correto? Ela é uma opção para o futuro?

Pâmela: Com o avanço da tecnologia e as facilidades que ela nos proporciona para realizarmos nossas atividades de forma mais assertiva e prática, sem dúvida o Secretariado Remoto é uma importante vertente da Profissão. Mesmo que não queiram atuar apenas como Secretária Remota, se preparar para executar algumas atividades fora do ambiente convencional de trabalho é fundamental para qualidade de vida e para abertura de novas possibilidades dentro da empresa para a qual trabalha, além de favorecer a sua empregabilidade.  Acredito que o Profissional de Secretariado Executivo, que trabalha no modelo convencional, nunca deixará de existir, pois, dependendo do tamanho da empresa e das necessidades dos executivos e  dos diversos setores, um profissional de Secretariado trabalhando presencialmente é indispensável para que o fluxo de informações e documentos da empresa sigam corretamente.

 

Capital em Foco: Você acredita que dentro dessa vertente haverá mudanças?

Pâmela: Quando pensamos em tecnologia, e tudo que está ligado a ela, entendemos que as mudanças e novas adaptações são inevitáveis. Precisamos estar preparados para os próximos avanços tecnológicos e descobrirmos a melhor forma de utilizá-los a nosso favor, e no desenvolvimento das nossas atividades.

 

Capital em Foco: Você ministra o curso de secretariado remoto pela Prime Assessoria.  Gostaríamos de saber quem procura mais: os estudantes ou os profissionais que já estão no mercado de trabalho?

Pâmela: Os estudantes tem grande interesse em entender a profissão, mas, as turmas que já realizei eram compostas em sua totalidade por profissionais já formados e com experiência. Eles buscam o Secretariado Remoto como alternativa profissional, complementação de renda, para ficarem mais perto da sua família ou como desafio. No curso Secretariado Remoto na Prática, compartilho as experiências, erros e acertos de três anos trabalhando como Secretária Remota, além de orientar nos principais passos para que possam iniciar na profissão de forma segura.

 

Capital em Foco: Pâmela dá uma dica para nossos leitores sobre esse sucesso virtual?

Pâmela: Conheça as suas principais habilidades e transforme-as em vantagens. Nunca deixe de se atualizar profissionalmente e observar com sabedoria as mudanças que ocorrem diariamente em nosso mundo. Perceber as mudanças ajuda a nos prepararmos para uma adaptação tranquila.

 

Capital em Foco: Obrigada a Pâmela por nos presentear compartilhando sua experiência profissional de sucesso.

O relato acima é uma sugestão de que o empreendedorismo virtual pode ser desenvolvido, não só na área secretarial, mas também na comercial, jurídica, eventos, etc... Querido leitor, seja ousado, confie em seus sonhos, objetivos, e tenha serenidade, persistência, muita inovação e ótimos contatos. 

WhatsApp Image 2019-10-01 at 20.10.06.jp

Ângela Scórsin

Especialista em Assessoria Executiva e Secretária Executiva

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
Angela5.2.png
Angela5.1.png
Angela5.3.png