2ª edição - do Jornal Capital em Foco

Entrevista Com Pepita Soler

Por Betânia Sousa

Conheça a pedra preciosa da carreira do secretariado. Pepita Soler, uma mulher visionária e cheia de alegria. Criou Pepitas Secretaries Clubs. Trazendo conhecimento e inovação para os profissionais de Secretariado de alto nível!

  • Diretora Brasil e LATAM da Idea Connection Systems – ICS.

  • CEO da Pepita Consultoria e Fundadora e Presidente do Pepitas Secretaries Club, maior clube de Profissionais de Secretariado Executivo do Brasil.

  • Psicóloga Organizacional e Educadora Corporativa, com especialização em Criatividade, Liderança e Inovação, pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, e pelo Creative Education Foundation (CEF), na Universidade de Chicago, Atlanta e Buffalo.

 

Capital em Foco: Como nasceu o Pepitas Secretaries Club e quais foram os parceiros que auxiliaram na concretização do Projeto?

Pepita: O Pepitas Secretaries Club nasceu em 1996, depois de uma grande parceria com a American Airlines, devido minha experiência na área da aviação na extinta Panam, onde gerenciava a área de capacitação e desenvolvimento na América do Sul.  O foco era no desenvolvimento e construção de relacionamento com os profissionais de Secretariado Executivo.

Eles me pediram para desenhar um programa para secretárias da alta direção, para iniciarmos imersões internacionais para os destinos da American Airlines. A ideia era compartilhar programas educacionais de liderança e da área de criatividade. Então desenhamos, customizamos e iniciamos os programas internacionais em 1996.  Depois começamos a trabalhar com outras parcerias em território nacional, principalmente no Rio de janeiro, onde resido, e é a matriz da minha empresa e São Paulo, que é o maior mercado da América Latina.  Iniciamos vários programas educacionais de desenvolvimento do Secretariado Executivo. Nosso trabalho é muito focado integrando todo processo de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Com 22 anos de existência, temos conhecimento profundo e paixão por esse público, principalmente pelas alunas que participam há mais de duas décadas em vários projetos de desenvolvimento educacional.  Nesses grandes encontros de relacionamento, servimos como ponte para conectá-las consigo e com as demais participantes através de ideias, práticas e desafios (que não são poucos) que enfrentam dentro do mundo corporativo tão competitivo. Funcionamos como facilitadoras e conectoras dessas mulheres e homens incríveis,  brilhantes, guerreiros.  Nós temos um grande carinho e admiração pelos profissionais de Secretariado Executivo do Brasil.

 

Capital em Foco: Como foi o desenvolvimento de sua carreira profissional?

Pepita: Participo de muitos encontros de formação no Brasil, Espanha e Estados Unidos, sou uma eterna estudante e, tanto no universo de inovação quanto do Secretariado Executivo. Venho de uma família de estudiosos e pesquisadores da mente humana, e sempre estamos buscando novas práticas.  Temos uma crença muito profunda nesse mundo de experimentação, vivência de expansão da consciência, de transformar seus sonhos e projetos em realizações, e acreditamos na possibilidade do ser humano entrar em contato com a grandeza do seu ser e que ele nasceu para ser grande.  Nosso papel é de facilitar esse processo, dele entrar em contato com isso. Definitivamente, o trabalho e a contribuição do meu legado estão vinculados a minha missão pessoal desde criança, ou seja, a minha escolha da profissão, o objetivo educacional de desenvolver pessoas, o foco de realmente trabalhar com a integração da mente e do coração de pessoas como um todo. Nós integramos o desenvolvimento profissional e pessoal em um só ser humano, nos vários papéis da sua vida.

Capital em Foco: Pepita, o que te inspira na realização de um trabalho tão grandioso?

Pepita: Nós trabalhamos com conselhos, núcleos e comitês para criação, organização e execução de projetos e em todos os encontros estamos sempre incentivando a geração de ideias e de conteúdos para disseminar no universo do secretariado, ou seja, definitivamente não trabalhamos sozinhas. Nós lideramos, organizamos e coordenamos esse processo afim de conectar as mentes brilhantes e corações generosos dos profissionais.  Como somos construtores de relacionamento eu consigo montar uma rede de parceiros para oferecer ao Secretariado Executivo tudo que está relacionado a turismo, como as companhias aéreas, hotelaria, por exemplo. São nossos parceiros que têm a arte de atender e servir em lugares incríveis oferecendo esses eventos grandiosos, onde podemos presentear os profissionais essa experiência de relacionamento, com espaço criativo para fazerem network de qualidade, conhecer outras áreas e ainda conhecer outras tendências do mercado.

Durante os eventos, além de conhecer a propriedade hoteleira e parceiros nas apresentações, acontecem também encontros de relacionamentos.  Somos um clube de amigos e de profissionais de Secretariado que tem propósito e missão em comum, que pesquisa o que há de melhor no Secretariado e conecta as mentes brilhantes.  Os princípios existentes no grupo são a base fértil para seu crescimento orgânico. Temos 22 anos de existência e mais de 8 mil associados no Brasil e a tendência é só crescer, por que conseguimos juntar pessoas bacanas como vocês e construir projetos criativos e inovadores que trazem valor ao Secretariado Executivo.

Temos que fortalecer a mente e o coração dessas pessoas incríveis e guerreiras, com tanto desafio que essa profissão requer, de forma que elas estejam mais unidas e competitivas nesse mercado que está em evolução e transformação constante.

 

Capital em Foco: Como são escolhidos os temas para o FISEC?

Pepita: Nós trabalhamos com o conselho de profissionais de Secretariado que auxiliam na escolha dos temas para o FISEC.  Atualmente temos 20 integrantes, Secretárias Executivas que tem uma trajetória de sucesso e conhecimento na profissão. Dentro do clube trabalhamos com conselhos, núcleos e comitês, para desenvolver e criar em conjunto com as secretarias que fazem parte desse conselho, projetos que possam trazer valor ao desenvolvimento do Secretariado Executivo. E dentro desses diversos projetos nacionais e internacionais que são criados todos os anos nas reuniões que nós temos mensalmente, que foi criado o grande fórum de inovação, o FISEC – Fórum de Inovação em Secretariado Executivo.

Capital em Foco: Qual é o objetivo do FISEC?

Pepita: Estamos entrando agora na 7ª edição desse que é o maior Fórum de aprendizagem e desenvolvimento, onde o grande objetivo é conectar o maior número de pessoas dentro do universo do Secretariado, como Universitárias,   Secretárias de Alta Direção, Secretárias da Gerência e Equipes, Empreendedoras, Escritoras, Blogueiras, Aposentadas e quem está em processo de recolocação e transição. Outro grande objetivo é juntar todo esse universo de Secretariado Executivo em um ambiente propício para se relacionar e fazer network, incluindo uma agenda de altíssima qualidade e palestrantes nacionais e internacionais, painéis de secretarias que trazem melhores práticas e compartilham seus desafios e painéis de liderança inspiradora e inovadora.  Tudo isso somando a troca de conhecimentos, histórias de sucesso, de conquistas, desafios e superação que é uma grande base de inspiração e que gera muita reflexão de modo que possamos deixar nossa marca pessoal.

 

Capital em Foco: Para você, qual FISEC que te marcou?

Pepita:É sempre o último FISEC que fica marcado. Depois fazemos um SWOT analises e, além disso, os feedbacks que recebemos são importantes para aprimorarmos e inserirmos novidades que atendam os profissionais que buscam grandes eventos como esse. Temos o foco de construir um FISEC extraordinário e para isso temos árduo trabalho e muita análise de conteúdos e palestrantes. Todo nosso esforço é para sanar os pontos do anterior e trazer a inovação de forma que ela seja marcante e mexa com a mente dos participantes, impactando todos no processo e oportunidade de crescimento e na parte emocional, muito importante para os profissionais. Essas profissionais conectam pessoas, são facilitadoras, gestoras de informações e conhecimento.

Queremos sensibilizar essa parte das pessoas para dar continuidade no processo de crescimento de dentro para fora através de ações que possam ampliar o nosso círculo de influência positivo nas organizações, para ampliarmos nossa marca como profissional. A grande marca do FISEC é a qualidade do conteúdo, essa é nossa meta número 1! Trabalhamos o ano todo para fazer um evento marcante e memorável e sempre o último vai superando os anteriores.  Inserimos novidades para o FISEC estar sempre com cara de inovação, para atender o que as Secretárias buscam nesses grandes encontros. Temos o carinho de construir um evento extraordinário.

Capital em Foco: O que esperar para 2019?

Pepita:Temos uma programação nacional e internacional planejada para 2019, com muito conteúdo e com eventos realizados em locais bacanas e de altíssima qualidade e beleza.  Nosso Conselho do Rio e São Paulo está em ebulição criativa, com os melhores projetos educacionais de relacionamento. Confiram no site www.pepitassecretariesclub.com a agenda de 2019.

Vamos divulgar conhecimento, melhores práticas e eventos que possam ativar a mente e o coração e agregar muito conhecimento, inspiração e reflexão, para que cada um possa fortalecer sua trajetória pessoal e profissional. É nosso grande objetivo poder oferecer esses encontros e cultivar essa força inovadora dos profissionais que são apaixonados pela profissão e conectá-los com seus talentos já existentes.  É dessa forma que podemos despertar neles o seu propósito para que tenham momentos onde haja um equilíbrio melhor das 4 dimensões humanas (mente, corpo, coração, alma). Acreditamos no desenvolvimento do Secretariado, nas histórias de sucesso e que devemos fortalecer essa rede em todos os lugares, para garantir a proximidade dos profissionais e que todos possam se ajudar e crescer nessa profissão que é belíssima

WhatsApp Image 2019-10-01 at 18.38.19 (1

Betânia Sousa

Idealizadora 

Papita 1.jpg

Pepita Soler