4ª edição - do Jornal Capital em Foco
09 técnicas de comunicação para alavancar sua carreira
Por Keli dos Anjos
A forma de se comunicar é extremamente importante, seja qual for a sua profissão, a boa comunicação te ajuda em todas as situações, seja no seu dia a dia, em uma reunião de negócios, no atendimento ao cliente ou em um evento corporativo.
-
Ouça mais: A comunicação inicia na compreensão do que o outro está falando. Portanto, preste atenção se é uma comunicação verbal ou não verbal, tom de voz, expressão facial, nesta situação todos os detalhes são importantes.
-
Linguagem corporal: Existem várias maneiras de se comunicar, e a linguagem corporal é uma delas, preste atenção na postura, nos gestos, veja se a pessoa que está ouvindo demostra interesse, caso perceba que não está agradando mude a tática, mude o assunto, envolva sua plateia, faça com que eles participem.
-
Não interrompa as pessoas: É difícil controlar o impulso quando queremos falar, mas é muito deselegante atravessar uma conversa, seja paciente, espere todos falarem e depois exponha a sua ideia de forma clara e objetiva, se precisar anote em um papel para não esquecer a ideia.
-
Se valorize: Em determinadas situações como em uma reunião que muitos colaboradores participam, se valorize, antes de começar exponha quem vai falar o que, assim ninguém atrapalha o outro e todos vão ter um papel fundamental para a evolução da reunião.
-
Se prepare: Não vá para uma reunião ou qualquer que seja a situação sem se preparar, estude o que você irá falar, conheça o seu cliente, o que faz, quais os pontos fortes, elabore perguntas, para ser uma reunião produtiva.
-
Fale com firmeza: Tenha propriedade no que vai falar, preste atenção na mensagem que o outro está tentando te passar. Monte sua linha de raciocínio e vá em frente!
-
Criatividade: Se o seu público está desinteressado, conte uma história verdadeira, algo que tenha acontecido com você, isso dá um toque pessoal e as pessoas se sentem mais à vontade quando contamos algo que realmente aconteceu.
-
Seja objetivo: Não somente na comunicação oral, mas também na escrita, seja o mais claro e objetivo possível, destaque as informações mais importantes, para uma comunicação concisa. Fique atento na ortografia, erros gramaticais, nada de gírias ou carinhas felizes (emojis).
-
Tenha um plano B: Caso nada dê certo, tenha em mente sempre um plano B, se antecipe aos fatos, caso a situação não seja como você tenha esperado, mude seus planos. Você é capaz!
Espero que tenham gostado e até a próxima!

Keli dos Anjos