8ª edição - do Jornal Capital em Foco

 

Mulheres na Pesquisa

Por Ana Cláudia Lima

Mais um ano comemoramos um dia especial para nós mulheres, graças às trabalhadoras sacrificadas para a importância da valorização da pesquisa acadêmica feminina.

 

Mas, e na pesquisa como está a nossa representatividade? Estudos realizados por Jaqueline Leta (Graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ (mestra e doutora em Gestão, Educação e Difusão em Ciências. Desde 1994, tem conduzido pesquisas no campo da Bibliometria/Cienciometria, com ênfase nas análises da produção científica brasileira, focando nas temáticas Ciência e Saúde e Ciência e Gênero. Ela comentou que - as mulheres na ciência brasileira com crescimento, contrastes e um perfil de sucesso mostram o crescimento da participação feminina em alguns grupos de graduação, principalmente em cursos tradicionalmente ocupados por homens nos grupos de pesquisa no CNPq, como bolsistas do CNPq e nos quadros de docentes de algumas instituições Federais de Ensino.

Devemos também buscar esse espaço de representação. Claro que como em outras esferas é difícil, mas não é impossível. Buscar conhecimento e pessoas que tem o mesmo interesse é uma boa opção. Pessoas que podem nos inspirar, com exemplos de acordo com a nossa área de conhecimento e experiências profissionais.

Vamos desvendar esse mundo e buscar aumentar a participação feminina nesse segmento tão importante para a valorização e representatividades.

Mulheres empoderem-se, brilhem, conquistem seus ideais, pois podemos mudar e aumentar nossa participação no mercado da pesquisa científica.

 

Cláudia Lima 

Licencianda em Educação Profissional. Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon