8ª edição - do Jornal Capital em Foco

 

A mudança no perfil da mulher no projeto chamado Casamento

 

Por Karla Lopes

 

Até bem pouco tempo, casar era naturalmente o destino das mulheres no mundo inteiro. A mulher não poderia estudar ou trabalhar, e em vários casos, era escolha dos pais, o marido, e muitas vezes quem pagava a conta eram os pais da noiva. Acontece que esse perfil de casamento arranjado e organizado inteiramente pela família da noiva mudou radicalmente. E mais, o perfil da mulher deu uma virada de 360°, e casamento geralmente é a última opção na vida dela, e muitas vezes, nem é uma opção.

Não existe aqui um debate feminista sobre os prós e os contras do casamento, seja ele com festa ou não. A ideia de que casar é a única maneira de mudar de vida é completamente oposta à geração de mulheres que em tempos presentes precisam não só estudar, mas trabalhar, construir carreira e viajar o mundo inteiro.

Estamos no entendimento principal de que para a mulher atual, casamento é muito mais que em outros tempos, uma atitude de amor, para celebrar os sentimentos, as afinidades, e como estruturação da família, seja ela tradicional ou não.  E já que não é mais por obrigação, muito dificilmente uma festa terá 500 convidados onde 95% são convidados dos pais, e até em termos técnicos de festa, o casamento do século 21 é realmente feito pelos noivos, para os noivos em um momento de compartilhamento de emoções positivas.

Trabalhando há algum tempo na área, a observação é que essa mudança de comportamento trouxe para a mulher muito mais cautela, muito mais confiança, determinação e valores que ela irá transmitir ao longo de seus relacionamentos, principalmente naquele em que ela envolver um parceiro ou uma parceira.

A mulher atual é moderna em seus sentimentos, e o compartilhamento de uma vida a dois não é mais um projeto entre tantos, ou um sonho de infância. Casamento, da forma como for importante para a mulher, provavelmente acontecerá naquele momento onde existe certa tranquilidade financeira, com sentimentos mútuos e construção de projetos em parceria.

Casamento sem dúvida alguma é atualmente um projeto expressamente avaliado pelo casal. Um contrato que pode ou não ser para a vida inteira, mas que vira prioridade para uma mulher quando todos os seus direitos são respeitados.

Karla Lopes 

 

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue.

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon