Literatura com Gustavo Dourado

WhatsApp%20Image%202021-02-24%20at%2016.

Gustavo Dourado é Presidente da Academia Taguatinguense de Letras - Diretor da Associação Internacional de Poetas - Membro da União Brasileira de Escritores e Conselheiro da ALB - Pesquisador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Foi premiado pela Lei Aldir Blanc 2021; recebeu o Prêmio Culturas Populares 2018 pelo conjunto da obra, sendo reconhecido como Mestre da Cultura Popular pelo Governo Federal. Recebeu a Medalha Renato Russo e a Ordem do Mérito Juscelino Kubitschek. É Cidadão Honorário de Brasília e Embaixador da Paz. 

 

É autor de 56 livros escritos, 16 já publicados e centenas de textos em cordel impressos e na internet. Foi presidente do Sindicato dos Escritores. Seu trabalho literário foi selecionado e reconhecido pela UNESCO no World Poetry Day e no Unesco Portal Libraries, sendo objeto de estudo e pesquisa em várias universidades brasileiras e estrangeiras.

 

Foi homenageado como patrono na 33ª Feira do Livro de Brasília em 2017 e venceu o FAC-DF para publicação impressa do livro Cordelos, que foca na literatura brasileira por meio do cordel. Participa frequentemente como convidado e com  estande em bienais, feiras e eventos literários. Atuou em assessoria cultural do GDF e como gerente de projetos da Secretaria de Cultura.

TEXTOS E PUBLICAÇÕES

BRASÍLIA MULHER!

 

Brasília de muitos anos

Mulher mola propulsora

É candanga luz pioneira

Social, transformadora

....

Leia mais AQUI

BRASÍLIA MULHER!

 

Brasília de muitos anos

Mulher mola propulsora

É candanga luz pioneira

Social, transformadora

....

Leia mais AQUI

CORDEL DO CERRADO

 

Caatininga...Cerrado

Caatanduva, Cerradão

O Campo Limpo e o Cerrado

A savana do Sertão

....

Leia o Cordel todo AQUI

TRIBUTO À MULHER

 

Homenagem de Gustavo Dourado pelo Dia Internacional da Mulher

....

Leia a homenagem toda AQUI