"BANDONEÓN" GASTRONOMIA ITINERANTE! cozinhar .

Por Silvana Scórsin




As conquistas desta não tão recente arte da cozinha, a Gastronomia, ganham requinte a cada dia, mas também, conhecimento sobre aspectos nutricionais e de aproveitamento contra o desperdício. No Brasil, estatísticas da FGV - Fundação Getúlio Vargas mostram que o brasileiro joga fora em torno de 41,6 quilos de alimentos por ano, enquanto 13 milhões passam fome.

CAPITAL EM FOCO tem a honra de conhecer e apresentar mais que um profissional desta arte, mas um educador gastronômico que usa seu talento para compartilhar conhecimentos que vão além dos sabores.

Sebastinán Parsole,

da província de Buenos Aires, completou sua formação em gastronomia na França e chegou no Brasil, em Brasília, em 2007 como Assessor de Coordenação de curso de gastronomia, hoje, é Coordenador Geral do curso de gastronomia do IESB.

Entre tantos projetos, o CAPITAL EM FOCO foi conhecer o "BANDONEÓN" um projeto social itinerante voluntário de muita solidariedade, carinho e uma finalidade importantíssima aos que mal conhecem a fartura do dia a dia. Sebastián é o idealizador da Iniciativa BANDONÉON que atinge pessoas que atuam em ONG, Centro Comunitários, Escolas Públicas, Orfanatos e abrigos.



A educação em gastronomia é oferecida para pessoas vulneráveis e sem oportunidades de Educação, crianças, adolescentes, adultos, Cozinheiros e Merendeiras do Distrito Federal.

Sebastián visita os setores mais carentes da cidade, sua missão é levar dicas de como armazenar os alimentos e reaproveitá-los, manter a temperatura correta, higienizar as mãos e as bancadas para evitar contaminações, tudo isso durante as aulas práticas que serão feitas gratuitamente nas diferentes cozinhas do DF.

Exemplos de profissionais engajados com a sociedade, com seu meio, que possuem a consciência dos extremos das diferenças sociais são joias raras para um país engatinhando em programas de educação básica. Além de um sonho e um excelente projeto, o apoio de parceiros é fundamental para o sucesso.


"A experiência de troca educativa é confortante na hora de agradecer o aprendizado de Iniciativa BANDONEÓN, o chef Sebastian Parasole criador do projeto diz que um abraço de mais de 20 segundos é suficiente como forma de pago pelo aprendido!"

Acompanhem a entrevista ao CAPITAL EM FOCO, e conheçam mais sobre Sebastián Parsole e seus projetos por meio de suas redes sociais.

site: sebastianparsole.com




BANDONEÓN - significa Instrumento musical de sopro semelhante ao acordeão, mas sem teclado e com armações laterais quadradas ou retangulares.


14 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon