Criança é prioridade neste Governo! Afirma Ministra Damares em Seminário em Brasília.

Atualizado: 17 de Out de 2019

Por Silvana Scórsin


Com a presença da Ministra de Estado da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi realizado em Brasília, no dia 15 de outubro último,  o Seminário da Transversalidade das Políticas Públicas para a protecao dos direitos da criança e do adolescente.




A abertura foi realizada pela Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo Andrade que agradeceu a presença de todos, e da apresentação emocionante das crianças da Sociedade São Miguel Arcanjo. Na abertura a Secretária   falou que o encontro de diversas Pastas tinha uma importância fundamental para as Políticas Públicas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos à ações publicas voltadas aos direitos das crianças e adolescentes. Logo em seguida, a Secretária Especial da Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi, surpreendeu a todos falando em idioma indígena que logo em seguida traduziu para o português. Disse a todos que se apresenta primeiramente assim porque é um meio de manter as tradições de seu povo. A Secretária ainda falou sobre sua Pasta e sobre sua posição a respeito do infanticídio nas comunidades indígenas, questão que envolve cultura, tradição e muitos outros fatos relevantes de ponderação para realização de políticas públicas para as crianças indígenas.



A Secretaria Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, trouxe as ações de fomento de sua Pasta, como políticas públicas para jovens vulneráveis, trabalhos de inclusão e empreendedorismo. Para o Diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da Família , Marcelo Couto, a inserção familiar em programas e projetos que visem estimular o convívio das crianças com os familiares podem obter resultados positivos para todos. Falou sobre o Selo Empresa - Amigo da Família, empresas que adotam medidas que visam a aproximaçãop dos familiares, entre outros. Já o Coordenador da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência falou sobre as varias ações da Pasta que visam o incentivo de empresas a empregar deficientes que tenham dificuldades mais graves mas que nem por isso não possam, por meio de soluções tecnológicas, atuar no mercado e assim promover a inclusão profissional para outros tipos de deficiências.

Ainda pela manhã, o Secretário Adjunto da Secretaria Nacional da Promoção da Igualdade Racial, inicia sua apresentação com a seguinte pergunta: “ quanto vale uma vida?” O Secretário falou sobre a invisibilidade de crianças e adolescentes, negros, indígenas, carentes, e vulneráveis. Falou sobre a dificuldade em reconhecer essas estatísticas e conhecê-las para, além de uma consciência pública, a adoção de medidas mais eficazes a cada grupo. Disse que o indígena , desde 2009, entrou na lei como criança protegida pelo Estatuto da criança e do adolescente, e que neste sentido, fazem parte de todas as políticas públicas do Governo Federal.




A Ministra Damaris então, assistiu a apresentação das crianças do grupo da Sociedade de São Miguel Arcanjo,    vindas de Minas Gerais e que fazem parte de um grande projeto social que inclui escola e varias atividades de desenvolvimento para o futuro das crianças carentes, como música, marcenaria Informatica, esporte, atividades agrícolas entre outras tantas. A Ministra  emocionada os filmou e depois os comparou a anjos e disse que Deus estava os ouvindo. Logo após, fala da condição do Governo Federal em relação às políticas públicas que tem em sua prioridade a criança. Pontuou que, neste governo, todos os órgãos tem servido ao propósito de estar preocupados com a infância. Contou que em uma busca desenfreada pelos culpados de trazer para o Brasil Bonecas infláveis de crianças e bebes, o Instítulo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia -Inmetro , foi o responsável pelo feito. A Ministra dirigiu-se aos convidados e perguntou: Tem jornalista aqui hoje? Porque se tiver, quero mandar um recado para os pedófilos! Digam, que o dia deles está contado! Emocionada, ela completou que quer estar presente na operação de prisão desses criminosos. Por fim, agradeceu a todos, aos Secretários, entregou medalhas de mérito a cidadãos que foram destaques nas comunidades com amplos trabalhos sociais.




Dra Mayra Pinheiro , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saude, apresenta trabalho sobre Violência contra criança e adolescente, com violação de Direitos Humanos.

O Seminário termina com a Promotora Dra Andreia Teixeira de Souza, Membro da Comissão da Infância e Juventude - Conselho Nacional do Ministério Publico e outras Homenagens.


46 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon