Foco dicas! Consumidor.gov.br



Por Karla Lopes em 01.07.2020



Com uma boa parte da população em casa, e com o uso massivo da internet, não é de se espantar se alguma compra realizada, principalmente on-line, não saia conforme o planejado. O Jornal Capital em Foco lhe dá hoje uma dica infalível! Usar a internet, também para fazer alguma reclamação, e solicitar a solução de alguma questão negativa. Um destes canais é o consumidor.gov.

Plataforma criada em junho de 2014, o “consumidor.gov.br” é um serviço público que dá ao cidadão de forma gratuita, a oportunidade de solucionar conflitos diretamente com as empresas cadastradas na plataforma.

O objetivo é desburocratizar a administração do atendimento tradicional, criando um canal direto de análise das reclamações em até 10 dias. Se o processodesta forma, ainda assim, não for resolvido, sugere-se então, entrar em contato com o atendimento nos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor: Procons, Defensorias Públicas etc.

A plataforma não é um meio de substituição dos conhecidos SAC´s, nem Procons, mas sim, uma outra opção que traz à luz, soluções de conflitos que geralmente não são obtidos nas plataformas comuns.

O consumidor deve acessar o site: consumidor.gov.br, verificar se a empresa para a qual será gerada a reclamação, está cadastrada na plataforma e criar a demanda, que será analisada, e assim, dando a oportunidade de que ela seja avaliada como Resolvida ou Não Resolvida.

Demais informações podem ser obtidas também, no site da Secretaria Nacional do Consumidor, que integra a pasta do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte: www.justica.gov.br // www.consumidor.gov.br

8 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon