Foco dicas! Correios realiza lançamento virtual de selo da Série Relações Diplomáticas


Postado por Silvana Scórsin em 04/06/2020



Os Correios realizam, nesta sexta-feira (5), o lançamento virtual da emissão especial da Série Relações Diplomáticas - Brasil/República Tcheca/Eslováquia.

Em 2020 é celebrado o centenário da instalação da representação diplomática da Tchecoslováquia no Brasil, momento em que o primeiro embaixador daquele país entregou suas credenciais para o presidente brasileiro Epitácio Pessoa. Com isso, foram estabelecidas oficialmente as relações entre os dois países, iniciada em 1918, quando o Brasil reconheceu a independência e a soberania da Tchecoslováquia. Em 1993, o Brasil reconheceu a República Tcheca e a República Eslovaca como países independentes.

Para representar o nosso país na emissão, temos um dos cartões postais mais icônicos de Brasília, a Ponte JK, carinhosamente batizada em homenagem ao presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, que tinha ascendência tcheca e construiu a capital federal. Juscelino era bisneto de um mestre marceneiro tcheco, que teria chegado ao Brasil por volta de 1831, Jan Nepomuscky Kubitschek. A homenagem à Brasília, tornou-se mais uma oportunidade de celebrar os 60 anos da capital do país. Selo - Para representar as relações diplomáticas do Brasil com a Eslováquia e a República Tcheca, foi escolhido um formato de emissão postal diferente do habitual. Por meio de dois selos e de um se-tenant de dois selos, conseguimos materializar o objetivo da emissão: demonstrar a união entre os três países, com as imagens dos castelos, que hoje são residências presidenciais, “ligados” pela ponte brasileira, que leva o nome do ex-presidente de ascendência tcheca.

O primeiro selo inicia com o alvorecer no Castelo de Bratislava e suas quatro torres, no alto da colina sobre o rio Danúbio; em seguida tem-se o se-tenant com a vista do entardecer laranja, cor de céu característico da capital do Brasil na ponte JK sob o Lago Paranoá; a noite entra no quarto selo com a vista do Castelo de Praga, considerado o maior castelo antigo do mundo.

As técnicas utilizadas foram a fotografia e computação gráfica.

A emissão tem tiragem de 360 mil selos, no valor de R$ 2,25 a unidade. Neste primeiro momento, a venda será exclusivamente online, por meio da Loja Virtual.

O lançamento virtual da emissão especial da Série Relações Diplomáticas - Brasil/República Tcheca/Eslováquia será realizado na página oficial da empresa no Facebook, no Instagram oficial dos Correios e no canal da empresa no YouTube, nesta sexta-feira (5), às 15h.


Fonte: Gerência de Comunicações dos Correios


11 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon