Foco dicas! Vamos montar um quebra-cabeças?
Atualizado: 1 de Abr de 2020
Por Karla Lopes
Essas incríveis pecinhas nos levam à um mundo diferente, colorido, de desafios, raciocínio lógico, um verdadeiro passatempo divertido.
Criado no século XVIII a partir de um mapa colado em uma madeira, e posteriormente cortado em vários pedaços com uma serra, chegou ao século XXI até em formato 3D.Ele pode ser com poucas peças, geralmente montado por crianças, até de 5 mil, 10 mil peças.
Esse jogo é um instrumento de exercício cognitivo perfeito. Na fase infantil ele ajuda no processo de alfabetização. Na fase adulta ele é ótimo para a concentração. Na fase mais velha, um perfeito auxiliador na manutenção da memória, entre várias outras colaborações.
O ideal é que, mesmo sendo um brinquedo, ele precisa ser montado em um ambiente confortável. Em um espaço que seja específico para isso. Nestes tempos modernos e tecnológicos, montar um quebra-cabeças pode ser um gostoso investimento psicopedagógico.
Abaixo, alguns benefícios da montagem de um quebra-cabeças, independentemente da idade:
- Alia na coordenação motora;
- Ajuda na concentração;
- Estimula a memória;
- Desenvolve raciocínio visual-espacial;
- Facilita a socialização.
Quando consideramos esses benefícios no que diz ao profissional de cada um, é possível que estas ferramentas sejam utilizadas no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais, desenvolvendo habilidades individuais e coletivas. Para quem estuda montar essas pecinhas mágicas são uma arma vantajosa no que diz respeito à concentração e retenção de conteúdo, bem como,organização de tempo.