Foco especial! 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado.




Por Karla Lopes


O Jornal Capital em Foco celebra o Dia do Cerrado, este que é o segundo maior bioma da América do Sul, e que possui em seu catálogo cerca de 11.600 espécies de plantas nativas e um número muito grande de mamíferos, peixes, aves, repteis e anfíbios.

De uma importância absurda no sentido cultural, econômico e social, o Cerrado abriga ao longo de 14 Estados mais o Distrito Federal uma diversidade que gera renda, emprego e o desenvolvimento do cooperativismo e sustentabilidade, em uma área de 2.036.448 km2.

O Cerrado tem uma população indígena, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros que nos oferecem um conhecimento da natureza, e que de geração em geração, lutam para a manutenção de tradições e da biodiversidade.

É preciso entender a importância do Cerrado e manter como política pública a sua sobrevivência que é ameaçada pela exploração incessante e desenfreada de seu ecossistema diverso e rico. É preciso educar para gestos concretos que poderão manter este bioma vivo e produtivo para as futuras gerações.

Fonte: naturais.to.gov.br/conexsus.org/mma.gov.br

3 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon