Foco especial! 30 anos do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS


Postado em 26.06.2020


Por Karla Lopes



Em 27 de junho de 1990, pelo Decreto nº 99.350, foi criado o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS,através da fusão dos Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

A previdência social é um sistema público de acúmulo de seguro social com a participação do trabalhador ativo através de contribuição, garantindo assim, aos trabalhadores inativos, o retorno financeiro desta contribuição ao longo da vida profissional. Pessoas em situação de doença, gravidez, prisão ou morte, também podem assegurar seu sustento e o de sua família, utilizando a previdência social.

A Missão do INSS é “garantir a proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos e execução de políticas sociais”. Seus valores estão em acordo com o quê a sociedade necessita para seguir sua trajetória de forma digna: “ética, respeito, segurança, transparência, profissionalismo, responsabilidade socioambiental”.

Ao longo destes anos, a previdência social sofreu um alto número de alterações em sua formulação, porque é absolutamente natural que a cada Governo, seja necessária a realização de um ajuste no que compõe esse regime de previdência. Para o contribuinte, que pode ser obrigatório ou facultativo, o sistema sempre se desenvolve no desconto em folha, a depender do valor do salário.

O site do INSS – inss.gov.br – traz em seu conteúdo todas as explicações necessárias às dúvidas relativas à previdência social. Também é possível agendar perícia médica; emitir Guias de Pagamentos; comunicar acidentes de trabalho, entre outros. É possível, inclusive, participar de palestras on line do Programa de Educação Previdenciária (PEP).

Fonte: estudopratico.com.br/inss.gov.br/politize.com.br

8 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon