Foco especial! Cacilda Becker


Por Karla Lopes

Há exatos 100 anos, nascia uma das maiores atrizes de teatro do Brasil, Cacilda Becker. Ao longo de sua trajetória, transitou em diversos mundos e tornou o teatro uma arte a ser apreciada, inclusive pelos agentes federais que cuidavam de censura no Brasil.

Estudou ballet e cursou para ser professora primária, mas na década de 40, mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro e deu início a sua trajetória no teatro, onde encantou por onde passou.

De volta à São Paulo, em 1957, junto de Ziembinski, sua irmã Cleyde Yáconis e seu então marido, Walmor Chagas, fundou a companhia de teatro que leva seu nome - Grupo de Teatro Cacilda Becker (TCB) e a primeira montagem apresentada foi "Longa Jornada Noite Adentro" de Eugene O´Neil. Um dos sucessos mais conhecidos do grupo foi "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? de Edward Albee, em 1965.

Atuou no cinema, teve programa na TV Bandeirantes e presidiu a Comissão Estadual de Teatro, em São Paulo, em 1968, onde utilizou sua voz no teatro para a defesa da arte em tempos sombrios de repressão.

Fonte: enciclopedia.itaucultural.com.br/ebiografia.com

Foto: Pinterest

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon