Foco Especial! Dia do Cinema Brasileiro – 19 de junho



Por Karla Lopes


Historicamente, no dia 19 de junho de 1898, o primeiro cinegrafista e diretor do país, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil. As imagens tinham como pano de fundo a bela Baía de Guanabara. Em 1929, se registra o primeiro filme com som: Limite, de Mário Peixoto. No ano seguinte, já tínhamos o nosso primeiro estúdio para cinema do Brasil, também na cidade do Rio de Janeiro.

Nossa produção cinematográfica é extensa, e nossos autores globalizados, construíram uma indústria promotora da diversidade e da perpetuação da nossa cultura. Reunimos obras que vão do clássico à ficção científica sem perder em nada para as produções internacionais.

Quem aqui não se lembra da indicação de Fernanda Montenegro, ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 1998, pelo filme Central do Brasil, de Walter Salles? Em 2019, o filme brasileiro, A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para nos representar no Oscar 2020, pela categoria de melhor filme estrangeiro. E quem não assistiu ao Auto da Compadecida, de Guel Arraes? Todos temos alguma parte da vida em sintonia com a história do nosso cinema.

Nossos festivais também são reconhecidos internacionalmente, e promovem a qualificação e homenagem de quem faz do cinema brasileiro um patrimônio mundial. Inclusive, vale destacar, que o Festival de Brasília, foi o primeiro do Brasil e aconteceu em 1965.

O Jornal Capital em Foco, já te convidou para participar do 1º Festival Drive-In de Brasília. Mas, se para você é complexo sair de casa para assistir filmes, a gente te dá a dica de aproveitar esta data super especial escolhendo no site da Academia Brasileira de Cinema, um, ou váriosclássicos, para maratonar, e conhecer uma parte importante de nossa rica cultura.

Fonte: academiabrasileiradecinema/brasilescola.uol.com.br/topview.com.br/

11 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon