Foco especial! Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro - 12 de maio

Atualizado: Mai 13



Por Karla Lopes


O Jornal Capital em Foco parabeniza todos os enfermeiros e enfermeiras pelo seu dia, e agradece, principalmente neste momento no qual estamos vivendo, por toda sua dedicação e entrega no ato de salvar vidas.

Esta data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros no ano de 1974, e é uma homenagem à Florence Nightingale, nascida neste dia em 1820, considerada a mãe da enfermagem moderna, também chamada de "Dama da Lamparina", por suas famosas rondas noturnas.

Nightingale lutou contra a submissão da época imposta às mulheres e passou a exercer o papel de enfermeira, que antes era uma profissão das freiras. Liderou uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias no front da Guerra da Crimeia (1853-1856). Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital que recebeu seu nome.

No Brasil, celebramos a Semana da Enfermagem - 12 a 20 de maio - em homenagem à Ana Neri, que foi enfermeira voluntária na Guerra do Paraguai (1865-1870). A 1ª Escola de Enfermagem no Brasil foi criada pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890.

Profissão exercida hoje por homens e mulheres, a enfermagem tem seu principal papel, o apoio à prática da medicina,priorizando à vida e a recuperação de pacientes em qualquer estado. Em tempos de COVID-19, é importante ressaltar a grandeza destes profissionais, muitas vezes vítimas de chacotas.

Fonte:calendarr.com.br/ordemenfermeiros.pt/educacao.uol.com.br

28 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon