Foco Especial! Dia Nacional do Pedagogo – 20 de maio

Atualizado: Mai 21




Por karla Lopes

O Jornal Capital em Foco celebra o dia do Pedagogo. Este profissional é responsável pelo estudo da educação de crianças e adolescentes.

O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído em Lei nº 13.083, de 08 de janeiro de 2015, em homenagem aos que ajudam na formação, aconselhamento e que trazem à luz, a discussão da importância das relações: escola x pais xalunos x sociedade. São responsáveis pelo desenvolvimento das ferramentas educacionais que podem estar tanto na escola, quanto fora dela.

O seu papel social é extremamente importante, tendo inclusive nos últimos anos ultrapassado o ambiente escolar, e agora, sendo recrutado nas empresas. O pedagogo dentro deste universo é capaz de trabalhar como articulador, e fazer uma análise de perfil à nível de entendimento do uso das atribuições do candidato em encaixe ao perfil da contratante.

Nestes últimos meses, escolas estão fechadas, e está sendo responsabilidade dos pais o cuidado com seus filhos no que diz respeito ao estudo. O pedagogo tem neste momento sido crucial em parceria com psicólogos e professores, no desenvolvimento de ferramentas capazes de manter viva esse relacionamento com a escola paraquando as coisas estiverem em seu curso normal, todos sejam capazes de superar, e retomar suas atividades sem gerar enormes prejuízos psicossociais aos pais e aos alunos.

Este não é, e nunca será, o único obstáculo vivido por este profissional. As pessoas acreditam que eles sejam professores, quando na verdade eles são mediadores e articuladores da educação. São preparadores do ambiente como criador de habilidades educacionais. Ele pesquisa, estuda e se dedica à formação humana com didática e fundamentação.

Fonte: calendarr.com/correiobraziliense.com.br

112 visualizações1 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon