Foco especial! Jubileu da Catedral de Brasília - 31 de maio de 2020.

Por karla Lopes
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - primeiro monumento de Brasília - comemora neste domingo, 31 de maio, seus 50 anos.
Inaugurada pelo Cardeal Dom Eugênio Sales, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, laureado pela obra em 1988 com o com o Prêmio Pritzker, e sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.
A estrutura da Catedral ficou pronta nos anos 60, e o engenheiro Joaquim Cardozo elaborou o cálculo estrutural que deu a base para a construção da Catedral. Em 1970, no dia 31 de maio, ela foi inaugurada com osvitrais externos transparentes da artista plástica Marianne Peretti, e em seu interior as esculturas de 3 anjos suspensos em cabos de aço.
Em frente a Catedral existe uma praça com 4 esculturas de bronze de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce (colaborador), cada uma com 3 metros de altura representando os evangelistas.
Neste domingo, dia 31 de maio, a Arquidiocese de Brasília, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, celebrará o Jubileu com uma missa à 10h30, presidida pelo Cardeal Dom Sergio (será também sua despedida, após 9 anos à frente da Catedral), seus bispos auxiliares - Dom José Aparecido e Dom Marcony Vinícius - e Padre João Firmino, pároco da Catedral.
Fonte: arqbrasilia.com.br/catedral.org.br