FOCO ESPECIAL ! Pesquisa On line: Veja o que diz Reinaldo Gouveia da Simetria

Atualizado: Abr 20


Foto: Reinaldo Gouveia comanda tudo de casa

Por Silvana Scorsin - recebe colaboração do Jornalista Guarany Júnior Portal:guaranyjunior.com.br - Mercado


O Portal guaranyjunior.com.br entrevistou Reinaldo Gouveia, presidente da Simetria, um dos mais respeitados Institutos de Pesquisa do Brasil. Reinaldo faz uma abordagem sobre a metodologia e resultados das pesquisas neste momento da pandemia. Veja a seguir o que diz Gouveia.

1. Qual a opinião da Simetria sobre as pesquisas neste momento sobre o Coronavírus?

Válidas, principalmente as realizadas por institutos de pesquisas sérios e que tem estrutura e base metodológica e de validação das respostas para serem publicadas. Tenho visto muitas sendo feitas por diversas plataformas, onde são disparadas sem nenhum critério amostral parecendo mais enquete que pesquisas.

2) Você acha que a pesquisa, agora, reflete resultado correto sem a presença física do entrevistador e entrevistado ?

Desde o início do ano de 2019, nós que fazemos parte da ABEP-Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas, nos reunimos para debater sobre a situação da pesquisa off (presencial) e a on (meios digitais por plataforma).

É evidente que as pesquisas on line estão crescendo assustadoramente e deve ser de agora em diante a forma mais usadas nas respostas das inquietações de marketing de nossos clientes.

Contudo, por esse método, atingimos um público que tem mais acesso aos meios digitais e com acesso a internet (imagine isso quando pretendemos atingir a população do interior do Estado do Pará!).

Para determinado tipo de pesquisa de mercado não vejo problema algum em utilizar tal ferramenta. Mas, até o momento, não sou a favor de sua utilização em algumas pesquisas de opinião, como por exemplo as eleitorais e as de mercado probabilística que requer um controle muito grande do plano amostral e da metodologia, principalmente quando há o sorteio dos elementos que farão parte da amostra e que em muitos casos temos que realizar voltas racionais para realizar a pesquisa.

Estamos também adotando a pesquisa híbrida, onde uma parte é feita on line e a outra presencial para completar as cotas parametrizadas no plano amostral.

Nesses tempos de pandemia, nós da Simetria estávamos com 5 projetos de pesquisa, 1 de mercado e 4 de opinião, onde tivemos que suspender todos, uma vez que era necessário que nossa coleta de dados fosse presencial. Isso realmente nós complicou. Nesse momento somente as pesquisas on line estão ativas.

Respondendo sua pergunta, as pesquisas on line refletem sim a opinião da população, mas desde que realizadas utilizando o protocolo correto e para algum tipo de investigação, como por exemplo: saber a opinião da população a respeito das medidas adotadas pelo governo no combate a pandemia recente.

14 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon