Foco especial! Phiona Nugesi – A Rainha de Katwe



Por Karla Lopes

O Jornal Capital em Foco, apresenta Phiona Nuguesi, uma ugandesa que se tornou mestre no xadrez enquanto tentava sobreviver as condições extremamente precárias de vida, a perda do pai, da irmã, e todas as mazelas da pobreza que parecia sem fim.

Vivendo no bairro de Katwe em Kampala, capital da Uganda, aos 10 anos conheceu, enquanto procurava comida na rua, o missionário Robert Katende, que usava o xadrez como forma de manter as crianças alimentadas. Ele enxergou em Phiona uma força sem igual, e ela, mesmo analfabeta e contrariando à todas as expectativas, agarrou de tal forma a oportunidade, que além de todas as vitórias, é conhecida como “Rainha de Katwe”, tamanha é a sua importância social para aquele país.

A vida era dura, mas possuindo esperteza e vontade de aprender, rapidamente Phiona começou a competir e a ganhar várias disputas, inclusive internacionais, e no ano de 2014, era a representante de Uganda nas Olímpiadas de Xadrez realizada na Noruega.

Sua história, envolvente, impressionante e vitoriosa, inspirou o livro “Rainha de Katwe” de Tim Crothers e em 2016, virou filme.

Fonte: observador.pt/deveserisso.com.br/amazona.com.br

8 visualizações1 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon