Foco especial! Viva São João!!


Por Karla Lopes



A pandemia parou a vida de todo mundo, e com as festividades juninas e julinas, não foi diferente. Uma das comemorações mais aguardadas ao longo do ano não acontecerá em nenhum lugar do Brasil. Com o nome de maior São João do Mundo, as festividades em Campina Grande, Paraíba, foram adiadas e devem acontecer entre os dias 09 de outubro e 08 de novembro. A de Caruaru, também na Paraíba, e que atrai milhares de pessoas, acontecerá somente em 2021.

Em Brasília várias festas tradicionais estão acontecendo on-line ou no estilo drive-thru. As comidas típicas devem ser compradas no estilo take-out ou pedidas por delivery. Muitas empresas, inclusive, estão preparando kits juninos, que vem com todas as gostosuras que se costuma consumir neste período, principalmente – canjica, curau, pipoca, cachorro-quente, caldos. As quadrilhas também têm acontecido on line, sem aglomeração, geralmente em par, ou em dupla. Algumas famílias, quando possível, tem acendido suas fogueiras.

Mas, o Jornal Capital em Foco quer saber: Vocês sabem a origem das festividades de São João?

A data surgiu em um relato bíblico que diz que João Batista, aquele que foi batizado por Cristo, nasceu 6 meses dele, o que sugere que isso aconteceu então em 24 de junho. Foi trazida para o Brasil junto com os colonizadores, e aqui foi ganhando nossas cores e nosso estilo. A começar pela comida, onde introduziu-se, por exemplo, as comidas com milho. As quadrilhas, dizem,vieram da França, e os fogos de artifício, da China.

Se você está com saudade do arrasta pé deste dia especial, a cantora Elba Ramalho, que é a principal atração do São João de Campina Grande, fará, hoje, 24 de junho, às 20h, no Youtube, uma apresentação para que ninguém deixe de se conectar com esta alegria que é o Dia de São João.

Fonte: portaldarmc.com.br/amambainoticiais.com.br/calendarr.com/aventurasnahistoria.uol.com.br

20 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon