Foco na saúde! Vacina Tríplice Viral – Mantenha seu cartão de vacinas em dia!



Por Karla Lopes


No site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, você cidadão, pode encontrar todas as orientações com relação à necessidade de se tomar a Vacina Tríplice Viral, que é indicada para a prevenção da rubéola, sarampo e caxumba.

Destacamos que a rubéola é um problema de saúde pública e que em 2015, teve a eliminação reconhecida através de um certificado. Em Brasília, o último caso ocorreu em 2009.

A população precisa se manter com a prevenção em dia, ainda que não estejam sendo encontrados indícios da circulação da doença. A rubéola, quando não prevenida, pode ser transmitida por meio de contato com os doentes e as secreções da tosse, da fala ou do espirro. Em alguns casos, a transmissão pode acontecer no contato com objetos contaminados com a secreção nasofaringe. É um vírus contagioso, e quem tem rubéola, pode apresentar manchas vermelhas pelo corpo, dores de cabeça, no corpo e ao engolir. No feto, causa complicações extremas, como surdez, cegueira e até aborto.

As UBS – Unidades básicas de saúde, tem a vacina disponível, e é necessário que ela seja aplicada a partir de 1 ano de idade.

Fonte: saúde.df.gov.br/df.gov.br/blog.saude.gov.br

7 visualizações0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon