Foco nas dicas! Por que sua empresa deve contar com um advogado trabalhista?


foto: blog do juris

Postado por Silvana Scórsin de WSI



A legislação brasileira é complexa e está em constante atualização, e com as leis que regem as relações do trabalho isso não é diferente. Por isso, contratar um advogado trabalhista é a solução mais adequada para garantir que sua empresa respeite todos os direitos dos colaboradores e evite sanções legais e outros problemas com a justiça do trabalho.

Registro na carteira de trabalho, piso salarial, jornada de trabalho, prevenção de acidentes, acordos coletivos e cumprimento de aviso prévio são apenas algumas das preocupações que fazem parte da vida de um empresário.Nesse sentido, contar com a orientação e atuação de um advogado trabalhista pode fazer a diferença para quem quer economizar dinheiro, tempo e evitar processos.

Por que contratar um advogado para sua empresa?

Todas as relações desempenhadas por uma organização devem estar dentro da legislação vigente, o que inclui o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas. O advogado especializado em direito trabalhista atua justamente auxiliando as empresas empregadoras a adotar as melhores práticas no cumprimento dos contratos e das leis trabalhistas.

Com uma atuação, principalmente preventiva, o advogado trabalhista faz uma análise das circunstâncias e necessidades da empresa. Dessa forma, este especialista consegue identificar riscos ocultos que podem representar multas e problemas judiciais no futuro, tais como, descumprimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ou de outras legislações.

Neste caso, o advogado especializado em direitos trabalhistas atua juntamente com o setor de Recursos Humanos da organização, tirando dúvidas e fornecendo orientação sobre as questões legais. O advogado trabalhista também pode trabalhar de maneira contenciosa, auxiliando na resolução de conflitos já existentes.

Quais são as vantagens de contratar um advogado trabalhista?

Como foi explicado, a partir da assessoria prestada por um profissional do Direito, a empresa consegue ampliar sua capacidade de mensurar riscos e tomar decisões de maneira segura e assertiva. Como consequência, há chances de que o negócio prospere, sem precisar lidar com problemas associados à legislação do trabalho.

Isso acontece porque, a partir do serviço prestado por um advogado trabalhista, é possível:

• Estabelecimento de contratos mais seguros;

• Assessoria nos financiamentos da empresa;

• Identificação do melhor modelo jurídico para a empresa;

• Aprimoramento dos processos de contratação, demissão, promoção e administração de conflitos;

• Prevenção de novos litígios trabalhistas.

Quando contratar os serviços de um advogado especializado?

Uma vez que contar com um advogado trabalhista entre seu quadro de funcionários pode ser muito custoso para a empresa, a maioria das organizações opta pela contratação de uma assessoria jurídica externa. Esses profissionais auxiliam nas situações descritas acima, possibilitando o aprimoramento dos processos sem que seja necessário ficar o tempo integral na empresa.

Em geral, esta é uma relação com excelente custo-benefício tanto para a empresa como para o advogado — que pode se dedicar a outros clientes sem ficar ocioso. É claro que a escolha entre a contratação de um advogado fixo ou de uma assessoria jurídica depende de outros fatores como o tamanho da empresa e suas atividades rotineiras.

Para saber mais sobre como um advogado trabalhista pode ajudar sua empresa, procure um escritório especializado na área.

7 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon