FOCO NOS ESTUDOS! Segundo Inep, gabarito do Enem será divulgado em até três dias úteis

Atualizado: Fev 18

Após a realização da última prova






Postado por Silvana Scórsin

No próximo domingo (24) será aplicada a prova de ciências da natureza e matemática


O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passou. Agora, os estudantes estão preocupados com o segundo dia de prova e, além disso, com a divulgação do gabarito oficial do exame para medir o seu desempenho no exame.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização da última prova. Como o último dia de prova impressa será no domingo (24), o gabarito do Enem impresso 2020 deve ser liberado entre os dias 25 e 27 de janeiro.

Para os estudantes que optaram pela versão digital, a espera é ainda maior. As provas serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e a previsão de divulgação do gabarito é entre os dias 8 e 10 de fevereiro. Os participantes podem conferir o resultado oficial diretamente no site do Inep ou pelo aplicativo do Enem.

Em razão da pandemia de Covid-19, o exame obteve uma abstenção recorde de 51,5% dos candidatos inscritos, considerando todos os locais onde houve prova, aplicada em 1.689 municípios – 2.680.697 compareceram para realizar a avaliação. No estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura as provas foram remarcadas para 23 e 24 de fevereiro.


Como saber o resultado final do Enem 2020?

É importante lembrar que o resultado final do Enem 2020 não pode ser calculado apenas somando o número de acertos pelo gabarito, já que a avaliação é corrigida pelo modelo matemático de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse sistema considera para o cálculo da nota a consistência da resposta segundo o grau de dificuldade de cada questão.

As questões são divididas nos níveis fácil, médio e difícil. Como leva em conta a coerência, o candidato que acertar muitas questões difíceis e errar muitas questões fáceis não terá uma nota relativamente alta, por não mostrar um “nivelamento” dos acertos, evitando, assim, que sejam ganhados pontos por “chute”.

Dessa forma, dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões não necessariamente terão notas finais iguais. O gabarito serve apenas para que os participantes tenham uma noção do seu desempenho geral na prova. Os resultados individuais serão divulgados na Página do Participante a partir de 29 de março.



Fonte: Agência Educa Mais Brasil

11 visualizações0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon