Foco nos eventos! Como foi a 8ª edição da CONASEC 2020!

Atualizado: Nov 8



Por Karla Lopes



O Jornal em Foco acompanhou entre os dias 19 e 23 de outubro, a edição da CONASEC – Conferência Nacional do Secretariado Edição Pocket. Realizado pela Minder e pela SEC Talentos Humanos com apresentação de Thais Cabral. O evento este ano foi em versão on-line, tendo em vista o ano atípico e sua impossibilidade de aglomeração. Os patrocinadores do evento foram: CSGlobal, WTB Travel e Apoio de: Post it (3M).

O evento seguiu seu objetivo de unir prática e tendência de mercado para o desenvolvimento dos profissionais de Secretariado.

19/10 - Daniela Viek

Sócia Fundadora da YOUBRAND.company.

Tema: Personal Branding: sua marca pessoal e carreira em evidência.

Pontos importantes:

- Marketing pessoal não é um aspecto isolado;

- Uma pessoa sempre se conecta a outra;

- 3 C´s da Marca Pessoal: Clareza, Coerência e Constância;

- 3 Níveis da sua marca pessoal: Identidade, Imagem, Reputação;

- Amplie sua Presença Executiva.

20/10 – Stefi Maerker

Coach na área de secretariado. Fundadora e Diretora da SEC Talentos Humanos. Autora dos livros “Secretária – Uma Parceira de Sucesso”, 1999 e “Mulheres de Sucesso – Os segredos das mulheres que fizeram história”. Co-autora do livro “Autoconhecimento e Empoderamento – as ferramentas para uma mudança efetiva”.

Tema: PPP: Protagonismo, Propósito e Persuasão

Pontos importantes:

- Aprenda a protagonizar;

- Aprenda a aceitar e trabalhar com o diferente;

- Pratique a empatia;

- Seja capaz de persuadir;

- Não varra os problemas para debaixo do tapete.

21/10 – Cristina Gomes

Fundadora Asas Desenvolvimento Humano, palestrante, mentora de líderes, empreendedores e coachs. Tem um programa on-line: Mulher Líder.  

Tema: Aonde você quer chegar? Reinvente-se!

Pontos importantes:

- Pratique a quietude;

- Continue seu movimento dentro de suas metas, valores e crenças;

- Viva pelo menos 10 valores constantemente;

- Se reinvente;

- Observe o seu dia e anote à noite antes de dormir.

22/10 – Pedro Signorelli

Fundador da Pragmática Consultoria em Gestão e especialista em OKR & KPI.

Tema: OKRs: o sistema de metas do Vale do Silício

Pontos importantes:

- OKR – Objective and Key Results – Objetivos e Resultados-chave;

- Ferramenta de gestão que traduz as metas de médio e longo prazo da Organização em metas de curto prazo com foco, clareza e transparência para os colaboradores;

- 4 Princípios:  Transparência, Ciclos curtos, Top Down + Bottom Up e Disciplina;

- Não se limita à estrutura organizacional, funciona em ciclos: Medir – Definir – Entregar;

- Aplicado à vida, os OKRs definem o porquê, onde quero chegar clareza mais concreta de sucesso pessoal e coletivo.

Curiosidades da CONASEC

Ao longo da semana foram apresentadas, através de perguntas valendo prêmios, algumas curiosidades sobra a CONASEC e seus 8 anos de existência. Entre elas temos:

- A CONASEC já teve em suas edições (presenciais) 1498 participantes e já subiram no palco do evento 65 palestrantes diferentes.

- Stefi Maerker, principal apresentadora da CONASEC, é polonesa, já esteve no Jô Soares Onze e Meia e tocou por 9 anos piano, mas parou por conta das unhas (ela optou por tê-las sempre belas);

- Os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí e Roraima ainda não tiveram participação na CONASEC;

- Foram criados para a edição de 2013, 25 pingentes com a logomarca da CONASEC. Elas foram feitas à mão e o último exemplar foi sorteado no dia 22 de outubro de 2020.

23/10 – Cerimônia de Premiação do Profissional de Secretariado do Ano

Desde a edição de 2014, a CONASEC prestigia projetos inovadores dos Profissionais de Secretariado, com o objetivo de seguir incentivando e valorizando o setor.

Assim como todo o evento, a premiação aconteceu on-line e contou com a presença do Juri Técnico: Ana Paula Iliadis Simões, Stefi Maerker, Cathia Lima Petrino(ausente na apresentação on-line), Lidiane Rodrigues (Vencedora em 2019) e Roseli Soares.

Os projetos de 2020 foram: Betânia Sousa, Ângela Scórsin, Camila Tertuliano e Silvana Scórsin - Jornal Capital em Foco; Cibele Ortega - Secretariado como agente redutor de custos nas organizações; Fabiana Ivoacheko - Secretária em Pauta; Sarah Tassinari –Sustentabilidade; e Verônica Freire e Suzanne Lima - Secretaries Group.

O projeto vencedor no voto popular foi o Secretariado como agente redutor de custos nas organizações, de Cibele Ortega dos Anjos, e no Voto do Júri Técnico, o projeto vencedor foi o Sustentabilidade, de Sarah Tassinari.

A CONASEC, apesar de virtual, foi um evento organizado com extrema competência e funcionalidade. Todos os palestrantes acrescentaram efetivamente ao público, inspiraram e mostraram novas maneira de sermos não somente Profissionais de Secretariado melhores, mas seres humanos mais focados em atingir metas com competência, equilíbrio e coletividade respeitosa.

Esperamos que a próxima edição, em 2021, que será realizada no dia 22 de outubro de forma presencial em São Paulo, siga sendo uma ferramenta de colaboração no aperfeiçoamento social.

Supervisão da matéria:  Thais Cabral – Diretora de Eventos da Minder

9 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon