Home Office induzido! E agora?


UTILIDADE PÚBLICA

JORNAL CAPITAL EM FOCO


Por Ângela Scórsin

Pâmela Mezzomo


Cooperação nesse momento caótico em que passamos vale ouro, então, um dos grandes parceiros do Jornal, a “PRIME Assessoria Remota” nos traz um artigo especial e extraordinário a todos os profissionais.  Preocupada com os impactos de todos os acontecimentos e com o futuro de muitos profissionais, sente-se no dever de contribuir com quem está iniciando nessa modalidade e por isso preparou algumas dicas para facilitar a adaptação.

A situação está ficando crítica! Na tentativa de conter o Covid-19, Governo e Empresas conscientes, preocupados com a saúde dos funcionários e da população, estão tomando as medidas necessárias para evitar que o vírus se propague ainda mais, impedindo que nos tornemos amanhã, a Itália de hoje (em relação aos impactos do Coronavirus).

A orientação geral é FIQUE EM CASA. Shoppings, academias e parques fechados, eventos e atividades que gerem aglomeração foram cancelados, até igrejas e templos religiosos estão aderindo a cultos e encontros online para auxiliar no combate ao Covid-19.

Outra medida que está sendo adotada é o trabalho Home Office, ou teletrabalho como chamado por alguns, evitando que algumas atividades administrativas sejam paralisadas diante de tantos bloqueios, reduzindo o impacto financeiro e assegurando saúde aos funcionários, e suas famílias, que trabalham nessa modalidade.

Para quem nunca trabalhou home office, o termo assusta, pois exige adaptação e muita dedicação, às vezes até mais que o trabalho no escritório, pois a quantidade de distrações presentes no lar pode interferir significativamente na produtividade.

E você, está preparado para trabalhar em casa? Vamos as dicas.

Dica 01: Defina um espaço adequado para fazer de escritório em casa e crie regras para entrada e permanência de pessoas neste ambiente. Mesmo que pequeno, procure ter um cantinho só seu. Ele deve ser tranquilo, organizado e silencioso.

Dica 02: Adapte móveis ergonômicos para este ambiente, uma mesa na altura e dimensões adequadas a sua estrutura física, uma cadeira confortável, luminárias para que o ambiente tenha a claridade adequada.

Dica 03: Estabeleça uma rotina de trabalho. O horário de início e de término do trabalho, os intervalos para descanso e refeições. Defina os horários de acordo com a sua disponibilidade. Não sobrecarregue a agenda, deixe sempre tempo para leitura, estudos e organização das próximas atividades.

Dica 04: Planeje as atividades - Liste as atividades que precisa executar no dia ou semana, e organize as prioridades. Mantenha a lista de atividades sempre a vista, diminuindo assim, as chances de você perder o foco ou de esquecer alguma atividade importante.

Dica 05: Finalize as atividades iniciadas. Você vai perder um tempo precioso para recuperar a linha de raciocínio em que estava então, só depois dê continuidade à outra tarefa. Se possível programe-se para iniciar a atividade no tempo hábil para concluí-la no mesmo dia.

Dica 06: Desconecte-se das redes sociais, e-mails pessoais e aplicativos de mensagens;estes também são vilões da produtividade. Um simples acesso é capaz de envolver facilmente horas que poderia utilizar para finalizar aquela demanda que está inacabada.

Dica 07: Invista em aperfeiçoamento/conhecimento. O saber não ocupa espaço, mas alarga horizontes. Reserve um tempo na sua rotina para adquirir conhecimento, seja em cursos que vão te ajudar a melhorar a rotina profissional, leituras contextualizadas com a sua atividade ou sobre o ramo de atividade da empresa em que atua, utilize aquele aplicativo que pode facilitar a rotina, ou outro tipo de conhecimento agregador. Só não deixe de se aperfeiçoar.

Dica 08: bônus: Ferramentas- Além dasferramentas do Google que muitos já conhecem como: Google Drive, Google Calendário, Hangouts, etc..., temos ainda, o Zoom, Skype ou Whereby(reuniões por videoconferência); Whatsapp business e Whatsapp web (comunicação);⁣Trello/Asana/Airtable (gestão de tarefas e projetos);⁣Calendly (gestão de agendas e preparação de reuniões);⁣Hellosign  (assinaturas digitais);⁣Lastpass (partilha de informação (passwords) de forma segura); e TOGGL (gestão de tempo). Todas de fácil entendimento.

Espero ter contribuído para que essa situação compulsória de “ficar em casa” e “trabalhar home office” traga novos horizontes para a sua vida e o formato de trabalho brasileiro.

43 visualizações1 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon