Home Office induzido! E agora?
UTILIDADE PÚBLICA
JORNAL CAPITAL EM FOCO
Por Ângela Scórsin
Pâmela Mezzomo
Cooperação nesse momento caótico em que passamos vale ouro, então, um dos grandes parceiros do Jornal, a “PRIME Assessoria Remota” nos traz um artigo especial e extraordinário a todos os profissionais. Preocupada com os impactos de todos os acontecimentos e com o futuro de muitos profissionais, sente-se no dever de contribuir com quem está iniciando nessa modalidade e por isso preparou algumas dicas para facilitar a adaptação.
A situação está ficando crítica! Na tentativa de conter o Covid-19, Governo e Empresas conscientes, preocupados com a saúde dos funcionários e da população, estão tomando as medidas necessárias para evitar que o vírus se propague ainda mais, impedindo que nos tornemos amanhã, a Itália de hoje (em relação aos impactos do Coronavirus).
A orientação geral é FIQUE EM CASA. Shoppings, academias e parques fechados, eventos e atividades que gerem aglomeração foram cancelados, até igrejas e templos religiosos estão aderindo a cultos e encontros online para auxiliar no combate ao Covid-19.
Outra medida que está sendo adotada é o trabalho Home Office, ou teletrabalho como chamado por alguns, evitando que algumas atividades administrativas sejam paralisadas diante de tantos bloqueios, reduzindo o impacto financeiro e assegurando saúde aos funcionários, e suas famílias, que trabalham nessa modalidade.
Para quem nunca trabalhou home office, o termo assusta, pois exige adaptação e muita dedicação, às vezes até mais que o trabalho no escritório, pois a quantidade de distrações presentes no lar pode interferir significativamente na produtividade.
E você, está preparado para trabalhar em casa? Vamos as dicas.
Dica 01: Defina um espaço adequado para fazer de escritório em casa e crie regras para entrada e permanência de pessoas neste ambiente. Mesmo que pequeno, procure ter um cantinho só seu. Ele deve ser tranquilo, organizado e silencioso.
Dica 02: Adapte móveis ergonômicos para este ambiente, uma mesa na altura e dimensões adequadas a sua estrutura física, uma cadeira confortável, luminárias para que o ambiente tenha a claridade adequada.
Dica 03: Estabeleça uma rotina de trabalho. O horário de início e de término do trabalho, os intervalos para descanso e refeições. Defina os horários de acordo com a sua disponibilidade. Não sobrecarregue a agenda, deixe sempre tempo para leitura, estudos e organização das próximas atividades.
Dica 04: Planeje as atividades - Liste as atividades que precisa executar no dia ou semana, e organize as prioridades. Mantenha a lista de atividades sempre a vista, diminuindo assim, as chances de você perder o foco ou de esquecer alguma atividade importante.
Dica 05: Finalize as atividades iniciadas. Você vai perder um tempo precioso para recuperar a linha de raciocínio em que estava então, só depois dê continuidade à outra tarefa. Se possível programe-se para iniciar a atividade no tempo hábil para concluí-la no mesmo dia.
Dica 06: Desconecte-se das redes sociais, e-mails pessoais e aplicativos de mensagens;estes também são vilões da produtividade. Um simples acesso é capaz de envolver facilmente horas que poderia utilizar para finalizar aquela demanda que está inacabada.
Dica 07: Invista em aperfeiçoamento/conhecimento. O saber não ocupa espaço, mas alarga horizontes. Reserve um tempo na sua rotina para adquirir conhecimento, seja em cursos que vão te ajudar a melhorar a rotina profissional, leituras contextualizadas com a sua atividade ou sobre o ramo de atividade da empresa em que atua, utilize aquele aplicativo que pode facilitar a rotina, ou outro tipo de conhecimento agregador. Só não deixe de se aperfeiçoar.
Dica 08: bônus: Ferramentas- Além dasferramentas do Google que muitos já conhecem como: Google Drive, Google Calendário, Hangouts, etc..., temos ainda, o Zoom, Skype ou Whereby(reuniões por videoconferência); Whatsapp business e Whatsapp web (comunicação);Trello/Asana/Airtable (gestão de tarefas e projetos);Calendly (gestão de agendas e preparação de reuniões);Hellosign (assinaturas digitais);Lastpass (partilha de informação (passwords) de forma segura); e TOGGL (gestão de tempo). Todas de fácil entendimento.
Espero ter contribuído para que essa situação compulsória de “ficar em casa” e “trabalhar home office” traga novos horizontes para a sua vida e o formato de trabalho brasileiro.