JIRAU TEM RESULTADO RECORDE EM MAIO E É A 4ª MAIOR GERADORA DO BRASIL

Por Silvana Scórsin

Segundo dados fornecidos pela Assessoria de Comunicação da Energia Sustentável do Brasil, no Ranking das maiores Geradoras do País, a UHE JIRAU apresentou em maio de 2019 sua marca histórica mensal de geração de energia, 3.397,80MW, o que representa 5,42% de toda a energia elétrica gerada no País neste mês. Esse resultado é festejado junto aos colaboradores, que segundo o Diretor de Operação da Energia Sustentável do Brasil, Isac Teixeira contribuiu com excelência em capacidade profissional para o feito, além da alta vazão do Rio Madeira e a grande disponibilidade de máquinas.


Ainda tem o fato das compensações financeiras, aponta a Assessoria, que atribui um destaque pela utilização de Recursos Hídricos (CFURH), conhecido como os royalties da água, valor repassado mensalmente á prefeitura (65%), Governo do Estado (25%) e União (10%) onde o empreendimento está instalado, no caso de Jirau, Porto Velho, Rondônia. Neste caso, em maio, essa geração histórica representou R$ 13,6 milhões, ou seja, R$ 2,5 milhões a mais do que previsto no mês.


Mas, poderia ter sido maior neste mês de maio, caso não fosse as intervenções no Sistema de Transmissão do Complexo Madeira e as reduções de geração ocorridas durante madrugadas devido á baixa carga do Sistema Interligado Nacional, eventos que resultaram em vertimentos turbináveis (água liberada pelo vertedouro da hidrelétrica que poderia ser turbinada para gerar energia). Caso não houvesse o vertimento turbinável, a geração poderia chegar a 3.571 MW. Essa capacidade de “compensações financeiras” são tão importantes para que as autoridades permaneçam cumprindo o seu papel em relação a mitigação de danos Socioambientais. Fato que, instaladas, preservem seu entorno, gere energia, empregos, riquezas e muita tecnologia para o futuro sustentável de nosso Planeta.







15 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon