Manifesto das categorias Profissionais atingidas na MP 905/2019

Atualizado: 29 de Nov de 2019


Por equipe do jornal Capital em Foco


O Capital em Foco manifesta sua solidariedade com as classes afetadas pela MP 905/2019, que dispensa Registro Profissional para as categorias que não possuem conselhos de classe, abrangendo profissões de grande relevância no mercado, e entendendo que os envolvidos são hoje resultado de seus investimentos financeiros, tempo, dedicação e muito trabalho, estudos, pesquisas, cumprindo todas as etapas exigidas por instituições de ensino para atuar com ética, reconhecimento e respeito, não sendo, portando, fácil chegar até aqui sem que exista uma proposta ou uma discussão mais ampla com todos, visando garantir o direito e o reconhecimento dos cidadãos que escolheram suas profissões, e por elas cumprirem exigências para a devida capacidade técnica de servir ao mercado de trabalho.

A Sra. Normélia Nogueira, Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Distrito Federal - SISDF discorre sobre a importância da obrigatoriedade de registro profissional para os profissionais da área.

“Após a regulamentação da profissão de Secretariado, por meio da Lei 7377/85, exigiu-se da categoria um registro que lhe concedia o direito ao exercício profissional”. Portanto, ao excluir o artigo que obriga a emissão desse documento, o governo retira essa legitimidade da profissão.

Não basta o Secretário ou a Secretária ter uma formação técnica ou acadêmica. É preciso cada vez mais ter um diferencial para concorrer no mercado de trabalho. Assim, como o advogado precisa ter sua OAB, o médico seu CRM, etc., o Secretário/a Secretária necessita da habilitação que demonstra para a sociedade estar legalmente apto a exercer a profissão.

Quando se diz que o Secretario e/ou a Secretária tem o Registro Profissional, subentende-se que eles adquiriram a capacitação por meio de uma bagagem cultural acadêmica advinda de cursos renomados, orientados por docentes de sua área, estando, pois, capacitados a exercer sua profissão. Assim, a partir do momento que a categoria expandiu seus limites com a multiplicidade de tarefas e passou a ser capacitada a assessorar e articular a área administrativa das empresas, sua função torna-se de alta confiança e, desta forma, imprescindível nas organizações.


Portanto, é imprescindível salientar a importância do Registro Profissional, sendo que essa habilitação é também uma forma de segurança para os empregadores que necessitam de secretários competentes que exerçam suas funções com qualidade e profissionalismo”. Assim, entende-se que todos que escolheram uma profissão para se dedicar, atuar efetivamente na busca da capacitação profissional contínua precisa ser levando em conta que além da formação há uma relação de amor e respeito pelo que faz, tanto que as pessoas buscam o aprimoramento para continuarem exercendo sua profissão com conhecimento acadêmico e técnico e isso, não se adquire de uma hora para outra, isso demanda tempo, dinheiro e abdicação de muitas coisas, enfim, depois de tanto investimento, as pessoas agora veem tudo o que fizeram não ter adiantado de nada, é muito ruim, pois, nem todos que vão exercer as profissões sem a necessária qualificação, terão o preparo necessário para desempenhar as atividades com a devida excelência.



116 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon