O Exército do Vietna – Exército do Povo – Celebra o seu 75º aniversário

Por FABIANA CEYHAN


Em 22 de dezembro de 1944, a equipe de propaganda das forças de libertação – a força antecessora do Exército Popular atual – foi estabelecida com a participação de 34 jovens soldados entre eles, o falecido famaso General Vo Nguyen Giap. Esta data é comemorada como o aniversário do Exército vietnamita e da Defesa Nacional Popular no Vietnã.

Foi o Presente Ho Chi Minh quem batizou o Exército do Vietnã como ‘ Exército Popular.

Desde o seu estabelecimento, o Exército popular vietnamita é considerado como o Exército que ‘ nasce do Povo e combate pelo Povo. O exército combate e protege o povo e vice-versa, no seio do povo é protegido pela população em todas as regiões e por todos os grupos étnicos do Vietnã . Os seus soldados são chamados amavelmente pelo povo ‘ Soldado do Avó Ho; os seus laços com o povo são descritos como ‘ peixe na água’ , eis uma parte da natureza do Exército popular e da Defesa Nacional Popular do Vietnã.

Valorizando a tradição heroica e indomável do povo no combate a invasores estrangeiros e a arte da guerra popular milenária vietnamita, durante os seus 75 anos, junto com o povo vietnamita, o Exército vietnamita conquistou vitórias gloriosas nas resistências pela independência e reunificação nacional. As duas guerras passadas testemunharam não apenas sacrifícios, árduos, mas também orgulho e a valentia do Povo vietnamita e seu Exército, inspirando os movimentos de libertação nacional no mundo, sendo registradas como marcos históricos gloriosos do Vietnã e uma grande conquista do século XX do mundo.

A história das resistências vietnamitas pela independência e reunificação demostrou uma realidade: uma nação de tamanho pequeno, unida, determinada e otimista sob a liderança de um partido revolucionário autêntico, beneficiando do apoio da comunidade internacional é capaz de combater e vencer invasores estrangeiros mesmo que sejam ricos, poderosos e muito mais numerosos.

Nos últimos 30 anos, 22 de Dezembro se tornou um dia festivo de todo o povo celebrar a tradição da construção e defesa da nação, para elogiar a imagem honrosa dos “soldado do Avó Ho”, uma singularidade da cultura vietnamita e das forças armadas vietnamitas.

Hoje em dia, no Vietnã a economia, defesa nacional e segurança e atividades das relações exteriores são sincronizados num conjunto unificado pela causa da construção e defesa da Pátria. O desenvolvimento socioeconômico e o reforço da capacidade de defesa se acompanham juntos de forma simultânea tal como disseram no tempo de guerra ‘ combater para produzir melhor e produzir mais para combater melhor’.

De acordo com o Embaixador Do Ba Khoa, no século XXI, o Vietnã continua enfrentando novas oportunidades e desafios na construção de um Vietnã pacífico e próspero. O Exército popular continua a ser modernizada e participa efetivamente de projetos de desenvolvimento econômico e redução da pobreza, no resgates de calamidades e na implementação da política externa.

A cooperação na defesa com mais de 80 parceiros internacionais também acompanha o processo de aprofundamento e diversificação das relações exteriores e da integração regional e internacional do país. Com 32 escritórios de Adidância de Defesa no exterior e 52 Adidos de defesa estrangeiros no Vietnã, participando de forma ativa e responsável em mecanismo de segurança regional e internacional, a cooperação internacional na defesa do Vietnã aprofunda-se cada vez mais, contribuindo para consolidar o papel central da ASEAN na arquitetura de segurança regional.

Sendo uma nação amante da paz, um parceiro confiável, um membro responsável da comunidade internacional, o Vietnã deseja participar em processos de paz em outras regiões do mundo. A participação dos médicos vietnamitas nas operações de manutenção de paz da ONU nos dois hospitais de campanha no Sudão do Sul e na República Centro-Africana é altamente apreciada pela ONU e comunidade internacional. A presença vietnamita nas operações da manutenção de paz da ONU será mais reforçada em 2020, com envio de 290 engenheiros militares.

O relacionamento bilateral Vietnã-Brasil tem conhecido evoluções crescentes ao longo dos anos e em todos os sectores. Os dois ministérios da defesa também participaram ativamente no aprofundamento dos laços entre as duas Nações com intercâmbio de delegações a todos os níveis, na procura de novas oportunidades de cooperação desde a formação de oficiais militares a cooperação na indústria de defesa com produtos brasileiros altamente apreciados pelo Vietnã e outros países na região.

Embaixada do Vietnã no Brasil, 12 de Dezembro de 2019.




Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL ,Teaching English as a Foreigner Language ) estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil.Morou e trabalhou 15 anos fora do país.


Registro CAPITAL EM FOCO






23 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon