REVERENCIAS A GUARDA AMBIENTAL DO DF.


Por Silvana Scórsin

Com a missão de conectar pessoas, profissões e contar as histórias de profissionais que são referência naquilo que fazem, o Jornal CAPITAL EM FOCO teve a honra de mais uma vez conhecer o trabalho que une: competência, seriedade, lealdade, conhecimento, dedicação e muita entrega; além de uma grande capacidade de atuação em equipe voltada para resultados.

Os resultados a que nos referimos, é para o bem comum, voltados e direcionados para toda a sociedade e para toda as espécies de vida que merecem o carinho, espaço, e dignidade.




Estamos falando da atuação dos Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental do DF, que por meio de entrevista concedida ao CAPITAL EM FOCO, pelo Major Souza Júnior, em seu escritório, no BPM, no Parque de Águas Claras (confere vídeo) nos falou sobre a dedicação e as ações necessárias para a boa convivência entre sociedade e animais, tanto silvestres, como domésticos, pois as chamadas para o Batalhão são desde o socorro de cobras, pássaros até gatos e cachorros. Em momento de distração, um colega até brinca que um elefante já havia sido abandonado em Brasília.


O Major Souza Júnior nos apresenta um balanço pra lá de positivo sobre as apreensões de animais silvestres, armas, e destruição de cativeiros, e que o trabalho de fiscalização, muitas vezes, vai além, considerando que são elos de alertas para crimes ambientais do solo, de nossas nascentes de rios, de armas de fogo, e outros. Portanto, o trabalho de um policial ambiental é tão importante para toda a sociedade, são nossos olhos aos quatro cantos do meio em que vivemos.

Major Souza Júnior, acrescenta, que tem aumentado o número de animais silvestres em zonas urbanas e que diversas são as causas para esse fenômeno, podendo ser implementado mais ações de conscientizações com a comunidade a respeito desses acontecimentos para prevenção, conhecimento e esclarecimento quanto as formas de agir.

Nossa equipe observou ainda, alguns animais ao redor do BPM que estavam, segundo o Major, em estado de "Taxidermia" ( A taxidermia é a arte de preparar animais mortos. - Utilizando técnicas especiais é possível conservar a pele do animal e montar uma estrutura realista ), não se utiliza mais o termo "empalhado", e apesar de um pouco assustador, o alívio veio logo que o Major disse que o conhecimento sobre anatomia e fisiologia do animal a ser taxidermizado se faz importante para estudos científicos sobre a espécie, e que eles eram utilizados em escolas e com crianças deficientes. Bem, logo aquilo se tornou belo demais.

Mas, belo e bom mesmo, é divulgar números que nos orgulham:

Em 2017 - 2.183 resgastes /capturas de animais silvestres; 511 ocorrências envolvendo Leis Especiais; 316 ocorrências de crimes ambientais (fauna/flora/Rec. Hidricos e Un. Conservação) ; 66 ocorrências de crimes contra o patrimônio; 23 armas de fogo apreendidas; mais de 70 veículos roubados/furtados foram recuperados; mais de 400 infratores detidos conduzidos para delegacias.

Em 2018 - 22 armas apreendidas; 48 veículos recuperados; 2.346 animais silvestres resgatados; 5.210 pássaros apreendidos e 1.007 TCO´s (Termos Circunstanciados de Ocorrências).

Em 2019 - 8.000 atendimentos; 2.782 animais resgatados; 2.114 animais apreendidos; 635 serpentes resgatadas 472 TCO´S ; 1.300 crianças formadas como guardiãs ambientais!

Em janeiro de 2020 já são 250 capturas/resgates de animais, sendo 66 aves, 46 cobras, 76 mamíferos, 44 pássaros, 18 répteis. 18 TCO´s e 405 atendimentos.


O trabalho desses profissionais deve ser exemplo de capacidade de cuidar do que é de todos, e que todos podemos nos conscientizar dos perigos que envolvem o tráfico de animais silvestres, o abandono de animais domésticos, de não denunciar crimes ambientais, ou não conhecer ações que destroem e podem trazem prejuízos irreversíveis a gerações futuras. Precisamos valorizar, respeitar e facilitar sempre o trabalho destes grandes profissionais e procurar manter a cooperação com as campanhas e denuncias.


O contato para denuncias 190.







99 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon