Shinnenkei 2020 – Restaurante Rosa Takematsu

Atualizado: Fev 1

Por Ricardo Perju



No último sábado, 25 de janeiro, estivemos no te Rosa Takematsu cobrindo o evento Shinnenkei 2020, que em português quer dizer: Novo círculo ou ano novo.

Logo na entrada, com uma simpatia ímpar, fomos recepcionados pela Mariana, vestida à caráter em um kimono muito elegante. Fomos convidados a sentar. Ah, o elogio não vai apenas para a Mariana, estende-se para todos que nos atenderam, sendo bem atenciosos a cada vez que lhes fora solicitado.

Nos deparamos com uma decoração que esbanjava simplicidade e aconchego. A sensação de que estaríamos prestes a participar de uma festa de família, fazendo com que nos sentíssemos em casa. Mesas bem-postas, em branco, com terrários sobrepostos, trazia um charme a mais para o ambiente.


A experiência começou com sushis servidos como aperitivos. Tudo fresquinho, saboroso e bem servido. Sendo o almoço dividido em quatro partes: entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa.

Primeiro prato: Ozoni – prato que tem como significado a prosperidade.

Explica-se, que esse prato é feito com aquilo que se tem em casa, sendo com um ingrediente em comum, o Moti, um bolinho de arroz, que simboliza a união e a harmonia.

Segundo prato: Soba – Macarrão feito com trigo sarraceno. Na tradição nipônica, comê-lo no ano novo traz vida longa, e esse significado dar-se pelo comprimento da massa. A lenda diz também, que um ourives usava a massa do Soba para recolher o ouro em pó, espalhados durante o trabalho, trazendo, também, o significado da riqueza.

Acompanhando o Sobá, fomos servidos com o Temporá de Legumes, que particularmente é uma delícia. Leve e feito com diversos tipos de legumes, trouxe um sabor a mais para o maravilhoso prato principal.

Por fim, e não menos importante, fomos servidos com o gelato japonês, levando morango, choux cream e sorvete de matchá, criado pela própria Rosa, feitos artesanalmente.




Antes de servirem os pratos, Miwa, filha da Sra. Takematsu, e, também, administradora do restaurante, sentou à mesa conosco e nos deu essa breve explicação sobre os pratos.

Entre uma parte da refeição e outra, assistimos uma apresentação típica, o colunista Ricardo Perju participou do Motitsuki, que é uma tradição de preparo do grão em um pilão, sendo um ritual, o qual se “bate” no arroz até que ele fique como uma liga, formando o Moti, do primeiro prato, e aproveitamos para entrevistar o Embaixador do Brasil no Japão, Sr. Akira Yamada e, também, Sra. Rosa Takematsu, proprietária do restaurante, que nos honraram com a palavra do que aquela comemoração significa para os japoneses. (Entrevista no nosso canal no YouTube).

Participar de uma festa assim, remete muito a quanto devemos ter consciência sobre a nossa cultura e o quão rico somos, culturalmente falando, por morarmos no centro do Brasil, em Brasília, nessa capital onde há uma mistura de povos de todo o Brasil e de partes o mundo.

Siga nossas páginas e dê uma olhada da entrevista na íntegra, do Embaixador Akira Yamada e da Sra. Rosa Takemasu.

Em tempo, o Jornal Capital em Foco, deseja a você, querido telespectador, um excelente Shinnenkei 2020!




https://youtu.be/kX7izI90fTo

39 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon